sábado, 2 de junho de 2012

Crítica do Sistema Parlamentarista


“A democracia representativa que se limitasse a escolher governantes seria mera fachada liberal de uma triste escravidão política.”- Sampaio Dória

Esta frase ilustra bem a situação do sistema republicano presidencialista atualmente adotado em nosso país. Toda a estrutura desse sistema estaria baseada em uma simples equação, derivada da mentalidade estreita de nossa classe política:      Eleição + República = Democracia.


Não pode existir nada mais absurdo. O sistema presidencialista originou-se nos Estados Unidos da América como um arranjo prático e rápido para solucionar os problemas pelos quais o país passava no período. País não, mas sim países. As treze colônias britânicas que proclamaram sua independência em 1776 não tinham intenção inicial de integrarem-se profundamente. Em 1781, fora formada a Confederação dos Estados Unidos da América do Norte, que não significava muito mais do que uma união com fins de defesa externa, insuficiente para enfrentar a ameaça de ocupação pela metrópole.

Clique aqui para continuar lendo

1 comentário:

  1. link "Clique aqui para continuar lendo" está off, mesmo assim gostaria de acessá-lo, pois parece-me um conhecimento muito produtivo.

    ResponderEliminar